“Tendências para o Varejo” é tema de workshop promovido em parceria com o Sebrae em Feira de Santana

(ASN – Agência Sebrae de Notícias)
por Juliana Vital

Evento promovido pela CDL em parceria com o Sebrae trouxe as principais novidades do maior evento de varejo do mundo, promovido pela NRF em Nova York.

As principais tendências mundiais para o varejo foi o tema central do workshop “Tendências para o Varejo” que aconteceu na noite desta quinta-feira (22), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Feira de Santana, instituição realizadora da ação em parceria com o Sebrae. O evento contou com a presença de empresários e representantes de entidades do comércio local, lotando o espaço.

O Workshop trouxe as trouxe as principais novidades do maior evento de varejo do mundo, o Retail Big Show, promovido pela National Retail Federation (NRF), em Nova York, e teve como interlocutor para o público feirense Alberto Serrentino, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes, com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo. O especialista é fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo e transformação digital; consultor; palestrante internacional com mais de 600 apresentações no Brasil e exterior, incluindo 21 edições da convenção da NRF.

Em sua apresentação, Serrentino destacou a inteligência artificial como importante “copiloto” no crescimento do setor varejista e explicou como Feira de Santana pode se destacar neste contexto.

“As pessoas voltaram para as lojas, mas elas esperam uma loja onde o produto está bem exposto, bem sinalizado, onde o dimensionamento de estoques é adequado para atender a demanda, e a distribuição de serviço de atendimento é proporcional ao fluxo, e tudo isso pode ser melhorado por tecnologia. A inteligência artificial ajuda a ter ganhos de escala, ganhos de produtividade, de eficiência e está disponível para todo mundo, não é só para grandes empresas, ela é democrática e acessível.” explica o economista.

O presidente da CDL Jovem, Luis Mercês Junior, enfatizou a importância da presença de Serrentino para a cidade e a relevância de sua contribuição para o cenário local. “Trazer um nome como Serrentino para Feira, mais uma vez, com a parceria do Sebrae, é muito importante. A NRF é o maior evento de varejo do mundo. É onde as grandes empresas mostram seus cases, mostram o que já é tendência há muitos anos e a gente ainda não executou. Mostra muita coisa que a gente já faz aqui, que eles estão começando a fazer agora. Então, eu acho que é muito importante trazer, de uma forma resumida e didática, aquilo que aconteceu lá. Como também é importante que a CDL, junto com o Sebrae, forme delegações locais para estar presente presencialmente no NRF”, enfatiza.

Mercês Júnior ressalta ainda que todas as tendências mundiais são totalmente adaptáveis à realidade local. “Não existe mais um bicho de sete cabeças sobre tecnologia. Claro que algumas realidades se adaptam melhor aos mercados maiores, outras aos mercados menores. Mas, como um todo, você observar o que a tendência é o que consegue adaptar para a sua realidade com a prática é muito importante”, destaca.

O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis reforçou a relevância dessas discussões para a cena empresarial local, destacando a importância de Feira de Santana como segunda maior cidade do interior no Norte e Nordeste, e o papel do Sebrae em auxiliar na implementação das tendências discutidas no evento da NRF.

“É muito importante discutir esse tema justamente no início de ano, quando ainda é possível planejar estratégias alinhadas às tendências mundiais. Feira de Santana, segunda maior cidade do interior do Norte e Nordeste, não pode ficar fora destas tendências. O que o Sebrae busca também é não só trazer uma discussão como essa de hoje, que vem plantar sementes, mas também criar instrumentos para dar continuidade a essas inovações”, ressalta.

“Hoje nós falamos de um programa do Sebrae que busca fazer o processo de inovação no varejo, que é o Varejo Digital. Estamos colocando um conjunto de consultorias e de ações à disposição para aqueles empresários que tenham interesse em aprofundar essas tendências que foram apresentadas aqui”, finaliza.

 

Fonte: ASN Agência Sebrae de Notícias
https://ba.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/tendencias-para-o-varejo-e-tema-de-workshop-promovido-em-parceria-com-o-sebrae-em-feira-de-santana/

 

No Comments

Post a Comment