50% dos varejistas devem adotar IA até 2028, diz Alberto Serrentino durante palestra em Feira

(De olho na Cidade)
por Danillo Freitas

Após participar do maior evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF), em Nova York, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana trouxe o economista Alberto Serrentino, para partilhar as principais novidades com os comerciantes e empresários da cidade.

 

50% dos varejistas devem adotar IA até 2028, diz Alberto Serrentino durante palestra em Feira  
Foto: Danillo Freitas

Após participar do maior evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF), em Nova York, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana trouxe o economista Alberto Serrentino, para partilhar as principais novidades com os comerciantes e empresários da cidade. O evento aconteceu na quinta-feira (22) no teatro da CDL.

O presidente da CDL, Juscelino Brito, enfatizou a importância da presença de Serrentino, destacando sua experiência direta na NRF em Nova York e a relevância de sua contribuição para o cenário local.

“Alberto Serrentino tem todo o conhecimento, veio agora da NRF de Nova York, uma feira do varejo do tamanho que é, então ele traz justamente esses insights, esse conhecimento para a Feira de Santana e olha a força da CDL trazendo um profissional desse que estava no mês passado nos Estados Unidos e agora vem justamente pra passar todos esses insights, então isso é muito bom para a Feira de Santana, para o empresário que está aqui aparecendo em massa.” afirmou Brito.

Por sua vez, Alberto Serrentino expressou sua satisfação em retornar à Bahia, especialmente à cidade de Feira de Santana, onde tem laços afetivos e uma história no varejo.

“É um privilégio e um grande prazer, porque eu sou baiano, nascido e criado em Salvador, moro fora há 32 anos, mas o coração ficou aqui e eu tive uma passagem por Feira de Santana no começo da minha história com o varejo, ainda era adolescente e me mandaram aqui pra abrir uma loja em 1984 o meu pai implantou a Benetton no Brasil e abrimos algumas das primeiras lojas da Benetton no Brasil e em 1986 a gente abriu a primeira loja em Feira de Santana e na época eu vim pra cá e fiquei nas minhas férias aqui gerenciando a loja e depois passei a gestão e criei esse vínculo com Feira de Santana. Já fizemos esse evento algumas vezes, aqui tem um varejo muito rico porque é uma cidade que vive de comércio e serviços, então tem realmente um varejo muito competitivo e bastante diversificado.” destacou Serrentino.

Foto: Danillo Freitas

Serrentino abordou o papel da inteligência artificial no setor varejista e explicou sobre como Feira de Santana pode se destacar nesse contexto. Até 2028, 50% dos varejistas oferecerão recomendações baseadas em IA para melhorar o engajamento do cliente, aumentando as interações em tempo real em 30% e a taxa de conversão global em 20%

“As pessoas voltaram para as lojas, mas elas esperam muito mais das lojas, então, elas querem não só uma loja, elas querem uma loja com mais experiência, elas querem uma loja com mais serviço, mas elas querem uma loja também mais eficiente, uma loja onde você consegue eventualmente pesquisar produto antes de ir nela, uma loja onde você não tem ruptura ou tem pouca ruptura, onde o produto tá bem exposto, tá bem sinalizado, onde o dimensionamento de estoques é adequado pra atender a demanda, onde a distribuição de serviço de atendente é proporcional ao fluxo, tudo isso pode ser melhorado e empoderado por tecnologia, tudo isso a inteligência artificial vai ajudar a ter ganhos de escala, ganhos de produtividade, ganhos de eficiência e está disponível, está acessível, é pra todo mundo, não é só pra grande é pra todo mundo inteligência artificial é democrática e acessível.” explicou o economista.arial local, destacando a importância de Feira de Santana no cenário internacional e o papel do Sebrae em auxiliar na implementação das tendências discutidas no evento da NRF.

“É necessário ratificar a importância de Feira de Santana no cenário internacional. O que nós trazemos aqui junto com a CDL são notícias daquilo que foi discutido como tendências do varejo no mundo na feira que é realizada em Nova York todo ano e que é a maior feira de varejo do mundo. A gente abre caminho para que o que foi discutido enquanto tendência comece a ser implantado nos pequenos negócios aqui, essa é a nossa vontade e não parar por aqui essa questão de discussão das tendências.”

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Fonte: De olho na Cidade
https://deolhonacidade.net/cdl-de-feira-de-santana-traz-especialista-para-compartilhar-tendencias-do-maior-evento-de-varejo-do-mundo/
No Comments

Post a Comment