‘CONSUMIDORES ESTÃO MAIS MADUROS E O VAREJO TEM DE SE ADAPTAR A ISSO’, DIZ ALBERTO SERRENTINO

(ExpoPostos)

Consultor vai falar sobre tendências do setor no Fórum Internacional da ExpoPostos 2022; palestra com o tema “O Varejo Pós-Pandemia” será no dia 28 de julho, no São Paulo Expo

Imagem-Materia-1-1

Impulsionado pelas mudanças promovidas pela tecnologia digital e, sobretudo, pelo comportamento dos clientes na pandemia da Covid-19, o varejo vem atravessando grandes transformações que impactam diretamente os negócios.

Para avaliar as tendências dessa nova realidade, Alberto Serrentino, consultor e fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo e transformação digital, ministra palestra no 15º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que acontece na ExpoPostos & Conveniência 2022, de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.

No dia 28 de julho, Serrentino vai tratar do tema “O Varejo Pós-Pandemia – O Futuro do Consumo”. Leia abaixo trechos da entrevista com o consultor, que adiantou alguns pontos sobre o conteúdo de sua palestra.

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças muito grandes em vários setores da economia. Como você avalia as transformações no varejo? 

Houve mudanças estruturais profundas pelas quais o negócio passou e está passando no mundo. Ocorreu um salto de maturidade digital dos consumidores e um salto de transformação digital nos processos do varejo. Basicamente, nós estamos vivendo jornadas muito diferentes, com clientes muito diferentes, decorrência de um impacto significativo do mundo digital nos negócios.

Como as empresas de varejo podem tirar vantagens diante desse novo cenário?

Obviamente, as empresas precisam rever a maneira como organizam os seus processos, as pessoas e as estruturas. A maneira como usam e tratam a tecnologia para poder transformar o jeito em que se relacionam com os clientes. Elas precisam, portanto, sair de modelos orientados para produtos e operações e seguir para modelos muito mais orientados para clientes e dados, inclusive nos indicadores que mensuram resultados. 

Quando falamos do ponto de venda, da loja propriamente dita, qual é o seu papel nesse universo cada vez mais digital?

A loja também passa por um processo de transformação, no seu papel e relevância. Ela não perde com isso, pelo contrário, ganha muita relevância, pois ultrapassa seu papel de ser um simples ponto de venda para se tornar um ponto de captura, engajamento e ativação de relacionamento com o cliente. A loja passa a ser um hub de serviços, de experiências, ganhando mais poder através da tecnologia orientada a clientes e dados, lidando com novos indicadores que a auxiliam nas tomadas de decisões entre outras coisas. 

O que mais poderíamos incluir nesse novo contexto de pandemia e de novos comportamentos dos clientes?

Outra agenda que ganhou muito peso na pandemia foi o ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, e, dentro dela, às questões ligadas à diversidade e à inclusão, que são aceleradoras de inovação. São questões muito importantes para o negócio, também.

Além disso, temos os ecossistemas como um desafio estrutural para o varejo, porque a partir de plataformas abertas, principalmente as alicerçadas em grandes bases de clientes e tecnologias, bem como em marketplaces, eles começam a transbordar em múltiplos setores e categorias, que passam a ter um peso dominante no mundo digital. 

Para o varejo é muito importante entender os movimentos dos marketplaces e dos ecossistemas, porque as empresas vão ter que aprender cada vez mais com eles. 

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.

Faça o seu credenciamento online gratuito para a 15ª Feira ExpoPostos & Conveniência: basta clicar neste link.

Participe também do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, que vai reunir especialistas nacionais e internacionais para debater as principais tendências do setor. Veja a grade de programação completa e os especialistas confirmados aqui. As vagas são limitadas! Para fazer sua inscrição no Fórum, clique neste link.

Fonte: ExpoPostos
https://expopostos.com.br/2022/05/24/consumidores-estao-mais-maduros-e-o-varejo-tem-de-se-adaptar-a-isso-diz-alberto-serrentino/
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.