Magazine Luiza chega ao Rio e abre 23 lojas de uma vez

(Valor Econômico)
Por Adriana Mattos

Um centro de distribuição aberto há quatro meses em Duque de Caxias (RJ) abastece a região.

 

Depois da abertura de 50 lojas em um único dia em São Paulo, treze anos atrás, no seu maior anúncio de expansão orgânica, o Magazine Luiza vai seguir estratégia similar no Rio de Janeiro e abrir, em um único dia 23 lojas no estado fluminense. Serão inaugurações em uma data na semana que vem – o dia não tem sido informado para evitar aglomeração.
Serão 50 aberturas neste ano, todas em novos pontos – não são aquisições de lojas, mas inaugurações construídas a partir do zero. Será o primeiro passo para avançar em um mercado pouco explorado pelo grupo, que agora quer usar o canal digital e loja físicas de forma integrada. Até agora, a empresa operava no Estado apenas com site e aplicativo.

Um centro de distribuição, com 30 mil metros quadrados, inaugurado há quatro meses em Duque de Caxias (RJ), vai abastecer a região, e futuramente também o Espírito Santo.
“O ‘share’ [fatia do mercado] que temos lá é menor que a média nacional. Podemos avançar muito mais na área com as aberturas porque as lojas têm um papel fundamental na nossa estratégia de multicanalidade, e não vínhamos
colhendo esse ganho no Rio”, disse o vice-presidente de negócios do Magazine, Eduardo Galanternick.
A cantora Anitta foi contratada para ações de marketing no Rio e em campanhas nacionais, por 12 meses. “Faremos uma estratégia de ocupação, e com muitas lojas ao mesmo tempo porque não vemos outro jeito de entrar no Rio, a segunda maior economia do país. E isso será feito em paralelo a ações que beneficiem a população, como a reforma de 30 ônibus do BRT, que passarão a ter ar condicionado e wi-fi, gradativamente, e também com a reforma de trens da Supervia”, disse o executivo.
Os ônibus do BRT serão estampados com propaganda do Magazine por seis meses, num acordo com o governo local. A empresa vai fornecer bicicletas, com seu logotipo, em ruas e avenidas da capital. E 40 mil guarda-sóis para barracas em praias do Leme ao Pontal.
A entrada da rede no Rio era um ponto frequentemente levantado por especialistas, mas a empresa dizia que ainda não era o momento. O Rio responde por 10% a 12% do varejo nacional. Na região, são fortes as redes que nasceram na capital, como Ponto (ex-Ponto Frio) e a Lojas Americanas. A Via tem 156 lojas no Estado do Rio, sendo 96 de Casas Bahia e 60 de Ponto.
Em 2017, o comando do Magazine disse que o elevado volume de cargas roubadas pesava contra a chegada da rede no Estado. “Nós não fomos ao Rio porque decidimos avançar em outras áreas antes. Entramos no Distrito Federal,
Goiás, Pará e Maranhão nos últimos anos. E o Rio viria em seguida”, diz Fabricio Garcia, vice-presidente de operações.
Estratégias adotadas pelo Magazine Luiza em todos os seus canais serão replicadas no Rio. A empresa começa já após a abertura com o serviço de compra on-line e o “retire na loja”. Atualmente, cerca de 50% da venda do Magazine no país passa pela lojas, o que reduz custos de transporte.
Além disso, as unidades devem passar a fazer parte do projeto de entrega em até uma hora, a partir de agosto. Outra nova medida envolve o “marketplace” da empresa. Os produtos vendidos pelos lojistas do marketplace devem passar a fazer parte do estoque das novas lojas. “Cerca de 500 lojas hoje operam dessa forma no Brasil, com estoque dos ‘sellers’ para entrega rápida, e acredito que ao Magazine Luiza chega ao Rio e abre 23 lojas de uma vez longo do terceiro trimestre, esses produtos já estarão em lojas no Rio também”, disse Galanternick.
Isso deve acelerar a concorrência na região não apenas com o Ponto e a Casa & Vídeo, que atuam no varejo eletrônico, mas com redes de outros segmentos, como Lojas Americanas, Extra, Guanabara, entre outras. Isso porque vendedores do marketplace do Magazine vendem mercadorias em áreas exploradas por essas lojas. Garcia calcula que o prazo de entrega de mercadorias deve cair pela metade com o início da abertura orgânica, passando de dois dias, em média, para até um dia.
“O Magazine deve concorrer com Ponto e de certa forma com Americanas. A expansão significa construção de base para expansão de um negócio muito maior, de seus serviços logísticos e de todo o ecossistema que vem sendo criado”, diz Alberto Serrentino, sócio da Varese Retail.

 

Fonte: Valor Econômico
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/06/30/magazine-luiza-chega-ao-rio-e-abre-23-lojas-de-uma-vez.ghtml
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