No varejo, há sinais para uma recuperação

(Valor Econômico)
A perspectiva do início de alguma recuperação no consumo em 2017 deve, pelo menos, estancar as perdas que o varejo acumulou nos últimos dois anos.

E pode preparar o terreno para o aumento dos investimentos do setor a partir de 2018. Para Alberto Serrentino, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “a boa notícia é que já existem alguns setores dando  sinais de que há espaço para uma recuperação, se a estabilidade política e a agenda de equilíbrio fiscal avançar. O setor de alimentos no varejo já está no positivo e algumas varejistas de eletrônicos tiveram um melhor terceiro trimestre”.
Há expectativa de que o volume de vendas registre estabilidade ou expansão de um dígito no próximo ano, segundo consultores e entidades do comércio – em parte, devido a uma fraca base de comparação em 2016. O Santander estima alta de 1% no volume de vendas em 2017. O banco Bradesco prevê estabilidade em relação a 2016. Já a FecomercioSP projeta alta da receita real do varejo no país de 2%. Para efeito de comparação, no ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, o setor encolheu 4,3%. Neste ano, até outubro, a redução já atingiu 6,7%, em volume de vendas – ou seja, retração em cima de retração. Bancos e federações do setor estimam queda acumulada entre 5,5% e 6,5% em 2016.
Apesar da melhora prevista em 2017, o país não deve voltar para a mesma base de vendas registrada em 2014, último ano de crescimento do comércio no país, quando o setor se expandiu 2,2%,  segundo o IBGE. Mas, pelo menos, as vendas do varejo devem parar de cair.

“Há um efeito positivo da base de comparação menor e, ao mesmo tempo, deve haver um lento retorno do consumidor às lojas. É algo que deve ganhar fôlego maior no segundo semestre, e de forma gradual, porque não há nada que indique melhora vigorosa em renda e emprego. E o varejo é altamente dependente desses indicadores”, diz Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP.

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