Varejo e Brasil

(ClienteSA)
Obra analisa comportamento do mercado nacional e a transformação do consumo.
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epois de um ano do lançamento do livro “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas”, o autor Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, lançou a segunda edição da obra.

Obra analisa comportamento do mercado nacional e a transformação do consumo

Depois de um ano do lançamento do livro “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas”, o autor Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, lançou a segunda edição da obra. Agora, com dados atualizados, novos cases de mercado, análise sobre o último ano de crise no Brasil e a ampliação dos capítulos dedicados ao papel da loja, experiência e integração com mundo digital.
Baseado em uma observação de mais de 30 anos de vivência com empresas, empresários e líderes, confronto permanente de ideias, em evidências colhidas como vendedor, gestor, executivo, estudioso, escritor, palestrante, observador, consultor e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o progressivo aumento de complexidade do ambiente, no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar na estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.
A vivência do autor com o mercado varejista amadureceu algumas convicções, que sintetizam seu modo de pensar e entender o negócio, e esses valores foram resumidos em reflexões estratégicas, que ancoram o conteúdo deste livro.
Desdobradas e detalhadas em dez capítulos do livro, as reflexões estão agrupadas em três partes:
1-Para entender o varejo brasileiro: é feita uma análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro.
2-Modelo estratégico para o varejo: apresenta abordagem para construção estratégica em negócios de varejo.
3-Desafios para o varejo em ambiente omnichannel: aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com produto, papel da loja, experiência, integração com mundo digital e propósito e cultura.
Além disso, essa segunda edição traz a atualização e enriquecimento de dados que suportam os conceitos e análises. Um novo capítulo sobre a crise de 2015-2016 e considerações de como inserir-se no atual ciclo de desenvolvimento do varejo brasileiro. “O varejo brasileiro atingiu um patamar de maturidade e possui elevado potencial de médio e longo prazo. O atual cenário caracteriza um novo ciclo para o setor, desde as o processo de expansão das empresas, perseguindo simultaneamente pela competitividade. A crise vivenciada a partir de 2015, deixará um salto de produtividade no varejo em função da retomada determinada e enérgica de decisões difíceis. Haverá ganhos de lucratividade e ciência, que farão o varejo brasileiro continuar avançando em seu processo de amadurecimento”, ressalta Serrentino.
No capítulo 9, foi feita uma ampliação dedicada à integração do mundo digital e aos modelos de negócio do varejo físico. “Consumidores não veem canais, veem marcas, comparam e tomam decisões a partir do valor percebido e experiência de oferta disponível. Navegam entre canais em seus processos de compra, muitas vezes sem perceber. A mobilidade faz que os consumidores estejam permanentemente conectados e que acessem informações enquanto compram”, (Cap.9 Pág 130).
O livro também traz novos cases e depoimentos de renomados executivos do mercado como José Galló, presidente da Renner, Paulo Corrêa, CEO da C&A Brasil, Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura, Alcir Leite, co-presidente da DM9DDB, entre outros.
http://clientesa.com.br/biblioteca/63494/varejo-e-brasil/imprimir.aspx

 

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