Livro de Alberto Serrentino recebe 2ª edição e traz capítulos inéditos sobre digitalização e o impacto da crise no varejo brasileiro

(Maxpress)
Obra analisa o comportamento do mercado varejista nacional nas últimas duas décadas e as transformações do consumo no último ano.

São Paulo, Outubro de 2016 – Em 2015, também no mês de outubro, o executivo Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, lançou o livro “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas”. Este mês, a publicação ganha sua 2a edição, com dados atualizados, novos cases de mercado, análise sobre o último ano de crise no Brasil e a ampliação dos capítulos dedicados ao papel da loja, experiência e integração com mundo digital.

Baseado em uma extensa observação de mais de 30 anos de vivência com empresas, empresários e líderes, confronto permanente de ideias, em evidências colhidas como vendedor, gestor, executivo, estudioso, escritor, palestrante, observador, consultor e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o progressivo aumento de complexidade do ambiente, no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar na estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.

A vivência do autor com o mercado varejista amadureceu algumas convicções, que sintetizam seu modo de pensar e entender o negócio, e esses valores foram resumidos em reflexões estratégicas, que ancoram o conteúdo deste livro.
(figura- cap. 1 Quarto ciclo)
Desdobradas e detalhadas em dez capítulos do livro, as reflexões estão agrupadas em três partes:
1-Para entender o varejo brasileiro – É feita uma análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro.

2-Modelo estratégico para o varejo – Apresenta abordagem para construção estratégica em negócios de varejo.
3-Desafios para o varejo em ambiente omnichannel – Aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com produto, papel da loja, experiência, integração com mundo digital e propósito e cultura.

Além disso, essa segunda edição traz a atualização e enriquecimento de dados que suportam os conceitos e análises. Um novo e exclusivo capitulo sobre a crise de 2015-2016 e considerações de como inserir-se no atual ciclo de desenvolvimento do varejo brasileiro.

“O varejo brasileiro atingiu um patamar de maturidade e possui elevado potencial de médio e longo prazo. O atual cenário caracteriza um novo ciclo para o setor, desde as o processo de expansão das empresas, perseguindo simultaneamente pela competitividade. A crise vivenciada a partir de 2015, deixará um salto de produtividade no varejo em função da retomada determinada e enérgica de decisões difíceis. Haverá ganhos de lucratividade e ciência, que farão o varejo brasileiro continuar avançando em seu processo de amadurecimento”, ressalta Serrentino.

No capítulo 9, foi feita uma ampliação dedicada à integração do mundo digital e aos modelos de negócio do varejo físico. “Consumidores não veem canais, veem marcas, comparam e tomam decisões a partir do valor percebido e experiência de oferta disponível. Navegam entre canais em seus processos de compra, muitas vezes sem perceber. A mobilidade faz que os consumidores estejam permanentemente conectados e que acessem informações enquanto compram”, (Cap.9 Pág 130). Ainda neste capitulo, o leitor encontrará o seguinte trecho: “A transformação digital será bem-sucedida se feita a partir do consumidor, ao invés, dos canais que tentam implementar essa cultura. O grande desafio para integração do mundo digital ao dos negócios de varejo é o desenvolvimento da cultura digita l”.

O livro também traz novos cases e depoimentos de renomados executivos do mercado como José Galló – Presidente da Renner, Paulo Corrêa – CEO da C&A Brasil, Sergio Herz, Ceo da Livraria Cultura, Alcir Leite – Co-Presidente, DM9DDB, entre outros.

Sobre o autor:
Alberto Serrentino – Fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, é consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo. Liderou mais de 130 projetos para empresas brasileiras e internacionais. Como palestrante internacional, realizou mais de 400 apresentações para empresas e em eventos no Brasil e no exterior, incluindo nove edições da convenção da NRF (NY).

É vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e conselheiro de empresas. Foi professor convidado da Eaesp/ FGV-SP, e é autor e coautor de sete livros e de mais de 300 artigos publicados.

 

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