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Varejo e Brasil

Reflexões Estratégicas

 

O ambiente externo, com o qual as empresas de varejo se confrontam na formulação de sua estratégia e execução, é de crescente complexidade. Consumidores digitalizados, diversidade de formatos e canais e fronteiras fluidas entre segmentos e mercados desafiam as empresas de varejo. Torna-se, então, de crescente importância, pensar simples.

 

Varejo e Brasil – reflexões estratégicas traz a análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro. Em seguida, apresenta abordagem para a construção estratégica em negócios de varejo. Por fim, aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com o produto, o papel da loja, a experiência, a integração com o mundo digital e o propósito e cultura.

 

O conteúdo está estruturado a partir de reflexões estratégicas, e é fruto de experiência, observação e análise de empresas de varejo em diversos mercados.

 

Nesta 2a edição, dados foram atualizados e enriquecidos. Também houve adição de cases, aprofundamento de conteúdo, análise da crise 2015-2016 no Brasil e ampliação dos capítulos dedicados ao papel da loja, experiência e integração com mundo digital.

Leitura fascinante e indispensável. Sem dúvida alguma, esta é a obra que chegou para explicar a nova ordem do varejo brasileiro. E tudo de um jeito simples e fácil de entender, mostrando mais uma vez que simplicidade é prerrogativa do pensamento mais complexo e sofisticado.

Alcir Leite – Copresidente, DM9DDB

O autor deixa clara a necessidade de a empresa varejista criar e, disciplinadamente, manter uma proposição de valor diferenciada. Consegue-se ver que um novo varejo está surgindo e certamente será o vencedor na batalhapelaconquista demercado.

José Galló – CEO, Lojas Renner

Este livro é um profundo estudo a respeito do varejo brasileiro a partir de dados nunca antes analisados. Uma imersão completa no universo do varejo, com reflexões importantes para tomada de decisão. Quem está no varejo ou pretende entrar nesse mundo tem que ler este livro.

Sonia Hess – Advisor, Warburg Pincus

O livro gera conhecimento, reflexões e contribui de forma objetiva e direta para o desenvolvimento dos varejistas e para aqueles que buscam informações acerca do setor.

Fortunato Leta – Presidente, Zona Sul Supermercado

Este livro excepcional oferece um panorama completo e detalhado da atual situação do varejo brasileiro, principais desafios e tendências. Alberto Serrentino mostra, com inigualável conhecimento, como devemos nos preparar para o futuro, em ambiente de extrema competição, onde novas tecnologias mudarão definitivamente a maneira como os consumidores e os varejistas se relacionam.

Sergio Herz – CEO, Livraria Cultura

Este livro é uma verdadeira e deliciosa aula para quem deseja uma retrospectiva do varejo brasileiro nas últimas décadas. Estrutura os conceitos mais fundamentais do varejo e apresenta reflexões importantes a respeito de temas críticos, atuais e estratégicos.

Germán Quiroga – Empresário e membro do conselho de administração da Tutvs e da Gol

 

Neste livro, Serrentino oferece um conjunto de reflexões obrigatórias para os varejistas que desejam crescer com consistência nesta nova era, utilizando exemplos e casos concretos que inspiram e provocam qualquer profissional do segmento.

Paulo Corrêa – CEO, C&A Brasil

Esta obra é leitura mais que obrigatória para quem trabalha, estuda ou gosta de varejo. Conceitos operacionais, táticos e estratégicos de gestão e negócios são relatados de forma inteligente e simples, escritos por quem conhece com profundidade a rica e complexa indústria do varejo brasileiro.

Jorge Strassburger – Sócio e Diretor Corporativo, Paquetá The Shoe Company

Em texto agradável e consistente, Alberto nos leva, com dados e um olhar especial, a uma jornada no varejo brasileiro das últimas décadas.


Ubirajara Pasquotto – Presidente, Cybelar