Varejo enfrenta desafios para atender o consumidor do futuro

(Valor Econômico)
Por Fiserv

Atendimento omnicanal e novos sistemas de pagamento são exigências dos clientes e diferenciais para as empresas fidelizarem um maior número de clientes.

 

alberto-capa

Foto: Divulgação

 

Num momento em que 51% das transações bancárias são realizadas em smartphones, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de metade dos brasileiros acha que perder o celular é pior do que perder a carteira, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fiserv. Esses números são sinais de que está acontecendo uma mudança profunda, e acelerada, nos hábitos dos consumidores.

 

A Febraban indica que, em 2020, o número de transações feitas pelo celular chegou a 52,9 bilhões, contra 37 bilhões no ano anterior. Já a Caixa Econômica informa que 30 milhões de cidadãos foram convertidos em novos clientes de mobile banking durante a distribuição do auxílio emergencial em decorrência da pandemia.

 

Entre os meios de pagamentos preferidos estão, pela ordem, cartão de crédito e débito, Pix, carteiras digitais, pagamento por código de barras, dinheiro em espécie, TED ou DOC, assinatura, pagamento cadastrado, pagamento por QR code, pagamento por aproximação de celular e pagamento por link.

 

A ordem de preferências dialoga com uma tendência: o novo consumidor também é phygital – ou seja, físico e digital. Quer comprar on-line e retirar em lojas, por exemplo, ou comprar na loja e receber em casa, ou comprando em casa e retirando na loja, com continuidade no atendimento em qualquer plataforma, de forma omnicanal.

 

“A digitalização estava a caminho, mas o mundo virou de cabeça para baixo, e a velocidade da demanda superou a evolução orgânica e o planejamento das empresas”, avalia Rogério Signorini, diretor de Produtos e-commerce da Fiserv América Latina.

 

“Do dia para a noite, era preciso vender de forma remota para sobreviver. Por outro lado, os consumidores aderiram ao novo cenário com rapidez. As pessoas ampliaram o uso do e-commerce na mesma medida em que passaram a exigir que sejam atendidos da mesma maneira, independentemente da plataforma utilizada.”

 

rogerio-signorini-7766-editar

Rogério Signorini diretor de Produtos e-commerce da Fiserv — Foto: Divulgação

 

 

Se num primeiro momento foi necessário migrar para o ambiente on-line para atender o consumidor, na sequência foi preciso ajustar os processos internos para dar conta da demanda por uma comunicação omnicanal.

 

Plataforma Carat

 

“Na cabeça do cliente, a separação de canais, físicos e digitais, não existe. Se a empresa pensar como os clientes, que integram diferentes ferramentas, canais e modalidades de compras, o consumidor, numa mesma operação, pode trafegar por diferentes ambientes”, avalia Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail.

 

Fornecer novas opções de pagamentos, valorizando a praticidade e a agilidade, é, portanto, um diferencial importante, especialmente para setores que processam compras em grandes quantidades, como o varejo.

 

É para atender a essa necessidade que recentemente o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a receber o ecossistema Carat.

 

Melhor opção para trazer inteligência aos negócios, ajudando as empresas a desenvolver uma gestão operacional e melhorar as experiências de compra dos clientes, Carat é uma plataforma de pagamentos em qualquer canal.

 

Utilizando uma única interface de programação de aplicação (API, na sigla em inglês), transforma uma série de práticas complexas em um sistema simples, que integra meios de pagamento de última geração, permitindo ao varejista administrar vendas realizadas presencialmente quanto por e-commerce.

 

Sistema versátil

 

Outras pesquisas realizadas pela Fiserv confirmam o quanto Carat está alinhada com os desafios que cercam as empresas, de outros países inclusive. Nos Estados Unidos, o investimento em atendimento omnicanal aumentou 77% em restaurantes, e 39% no varejo, enquanto o uso de contas digitais cresceu 394% nos últimos 12 meses. Além disso, 76% dos consumidores já conhecem o pagamento por QR Code, e 26% já usaram.

 

Na Argentina, por sua vez, sete em cada dez pessoas mudaram a forma de realizar compras e pagamentos no último ano. E metade comprou no ambiente on-line com maior frequência, enquanto 61% incorporaram novos meios de pagamento.

 

Carat permite lidar com todas essas mudanças de comportamento, e também as que virão. No Brasil, o Pix e as principais carteiras digitais já foram incorporadas à plataforma, de forma que os varejistas possam disponibilizar também essas alternativas entre os meios de pagamentos oferecidos.

 

“O mercado de pagamentos está evoluindo numa velocidade vertiginosa. Nesse cenário, o varejo tem uma série de preocupações, logística, financeira, com suprimentos”, explica Signorini. “Com Carat, a Fiserv simplifica a gestão dos pagamentos, sem demandar dos desenvolvedores da empresa. Quando outro modo de pagamento chegar ao mercado, nós é que fazemos o trabalho de incorporação à plataforma.”

 

Para enriquecer o debate sobre o assunto, no dia 7 de outubro acontecerá a live “Desafios do varejo do futuro: omnichannel e pagamentos”, com a participação de Rogério Signorini, diretor de Produtos de E-commerce da Fiserv, Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, com mediação de Aline Scherer. Inscreva- se para participar.

 

 

Fonte:  O Valor Econômico
https://valor.globo.com/patrocinado/fiserv/futuro-dos-pagamentos-omnichannel/noticia/2021/09/22/varejo-enfrenta-desafios-para-atender-o-consumidor-do-futuro.ghtml
No Comments

Post a Comment