Maiores varejistas do Brasil ganham mercado na recessão

(Valor Econômico)

A crise levou a um aumento da concentração no varejo, com grandes redes ampliando sua participação nas vendas totais. Essas empresas, que operam com altas escalas e são mais geradoras de caixa, conseguiram avançar sobre o mercado de consumo – com o encolhimento do pequeno varejo – num movimento que deve se estender também em 2017.

Há uma expectativa que a retomada do plano de abertura de lojas das cadeias neste ano aprofunde a concentração no curto prazo.

De acordo com o levantamento “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, a participação das dez maior redes no faturamento total das 300 companhias analisadas passou de 36,7% em 2015 para 37,6% no ano passado. O aumento de 0,9 ponto percentual equivale a pouco mais de R$ 5 bilhões em vendas – correspondente ao tamanho da rede de supermercados Dia e maior que o McDonald’s no país. As 300 empresas faturaram R$ 562,1 bilhões em 2016. A pesquisa foi realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), com apoio técnico da BTR Consultoria, da Varese Retail e do Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo (CEPEV-USP).

arte03emp-101-varejo-b6
Fonte: Valor Econômico| 13 de Setembro de 2018
https://www.valor.com.br/empresas/5065556/maiores-varejistas-do-brasil-ganham-mercado-na-recessao

 

Tags:
No Comments

Post a Comment