Consultor diz a lojistas que é preciso cada vez mais facilitar a vida do cliente

(Tribuna da Bahia)
Alberto Serrentino destaca a necessidade de se enxergar a informação como moeda forte.

A situação do varejo brasileiro vai melhorar “quando houver estabilidade política, governabilidade, clara trajetória de equilíbrio fiscal com controle inflacionário e restauração da confiança”. Essa é a previsão de Alberto Serrentino, especialista no mercado varejista e que fez a palestra de lançamento da 19ª edição da Liquida Salvador, nesta terça-feira (31/9), na Casa do Comércio, em Salvador.

Serão 11 dias de promoções, entre 3 e 13 de fevereiro (antes do carnaval, portanto), em mais de 6,5 mil pontos de venda, com descontos de até 70% e projeção de quase R$ 700 milhões em vendas, um crescimento acima de 12% em relação à do ano passado.

Em 2017 os prêmios são 5 caminhões com 16 itens (como TV de LCD), 5 motocicletas zero quilômetros de 125 cilindradas,  e um automóvel modelo Toyota SW4. Para concorrer, a cada R$ 40 em compras, o consumidor recebe um cupom (quem utilizar as máquinas da Rede tem direito a dois cupons).

Depois da crise

No lançamento da Liquida, o consultor Alberto Serrentino destacou a necessidade de se enxergar a informação como moeda forte e aconselhou os lojistas a investirem em soluções digitais e no engajamento como formas de atrair e reter os clientes, reduzindo os atritos nas lojas. Por exemplo, encontrando soluções para as maiores dificuldades dos consumidores. Muitas vezes, lembrou, é difícil achar o ponto de venda, encontrar estacionamento, pagar e trocar o produto. “É preciso investir em comunicação e sinalização”, disse.

“A crise é cruel em diversos aspectos, algumas empresas encolherão e outras talvez sejam incorporadas ou fechem. Mas haverá um legado positivo, de ajuste necessário nos mercados de trabalho e imobiliário”, destaca Serrentino em artigo publicado na internet. “As empresas sólidas, com estrutura de capital saudável e capacidade de liderança sairão da crise melhores e mais fortes do que entraram e colherão os frutos dos espaços que se criarão.”

O mercado do varejo, de acordo com o consultor, ainda é um negócio local, e no Brasil “é difícil entrar, crescer e criar um negócio sustentado”, muito por causa da extensão territorial e da elevada concentração geográfica e demográfica.

137 dos 300 maiores varejistas do País só operam em um Estado, 178 em até 3 Estados e 116 em mais de 5. Mas os 30 melhores operadores de supermercados em vendas por metro quadrado “são empresas regionais, privadas e de gestão familiar”.


O lançamento da Liquida Salvador, na Casa do Comércio – Foto: Romildo de Jesus

Vendas online

Em 2015 o setor encolheu 4,3% em termos reais, mas Serrentino chama a atenção para o crescimento das vendas online, que atingiram R$ 41,3 bilhões no Brasil, em 2015, segundo dados do eBit, atingindo 3% do varejo brasileiro. “O número de consumidores online no Brasil foi de quase 65 milhões em 2015, com representatividade em diversas classes sociais e faixas etárias, caracterizando-se como negócio de massa e ampla disseminação”, diz Alberto Serrentino.

“A venda ainda é muito concentrada em bens duráveis (eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos e informática lideram em volume de vendas). Entretanto, o grupo de moda e acessórios já lidera em número de pedidos, enquanto cosméticos ocupam a quarta posição neste critério.”

Números apresentados pelo consultor mostram que as 5 maiores empresas desse mercado respondem por metade das vendas, sendo 4 delas empresas digitais puras e 2 internacionais.

Descontos

Ontem mesmo o Shopping Barra anunciou descontos de até 70%. O sapato scarpin da John John (Piso L4 Leste) ganhou desconto de 60%, indo de R$ 458 para R$ 183. Armações da Fotótica (Piso L2 Leste) saíram de R$ 99 para R$ 29,70, uma redução de 70%.

Na Velmond (Piso L2 Norte), a camisa polo, que custa R$ 149,88, vai ter desconto de 40% e chegar a R$ 89,93. Com redução de 50%, o hidratante facial Karité da L’occitane en Provence (Piso L1 Central) sai de R$ 205 para R$ 102,50. Para as crianças, a Alphabeto (Piso L4 Leste) dá desconto de 50% na bermuda, indo de R$ 99,95 para R$ 49,95.

No Shopping Paralela, os descontos chegam a 65%. A South & Co, especializada em moda masculina, oferecerá calças jeans de R$ 149,99 por R$ 59,99, item também em promoção na Calvin Klein, de R$ 299 por R$ 254. Já a My Choice cortou R$ 169,90 do macaquinho, que sairá por R$ 69,90. No Spa das Sobrancelhas, três batons terão o preço de dois: R$ 39,90.

Os óculos da marca Givenchy nas Óticas Pop terão o preço reduzido de R$ 1.099 para R$ 440. Já na loja A Fábrica, haverá diversas armações com até 50% de desconto, a partir de R$ 208,50. Há ainda as lingeries na Hope com 65% de desconto e bermudas na Alphabeto pela metade do preço.

http://bahia.ig.com.br/2017/01/31/consultor-diz-lojistas-que-preciso-cada-vez-mais-facilitar-vida-do-cliente

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