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Alberto Serrentino lança livro sobre o varejo brasileiro

Obra analisa o comportamento do mercado varejista nacional nas últimas duas décadas, com intuito de ajudar empresas a pensar estrategicamente de maneira simples em ambiente complexo.

O ambiente externo com o qual as empresas de varejo se confrontam na formulação de sua estratégia e execução é de crescente complexidade. Consumidores digitalizados, diversidade de formatos, canais e fronteiras fluidas entre segmentos e mercados, desafiam cada vez mais as empresas de varejo, tornandose então de suma importância o ‘pensar simples’.

Com esse propósito o executivo Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, escreveu o livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, que será lançado
no dia 26 de Outubro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Baseado em uma extensa observação de mais de 30 anos de vivência com empresas, empresários e líderes, confronto permanente de ideias, evidências colhidas como vendedor, gestor, executivo, estudioso, escritor, palestrante, observador, consultor e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o progressivo aumento de complexidade do ambiente no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar a estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.

Ao longo dos anos de vivência com o varejo, o autor amadureceu algumas convicções, que sintetizam seu modo de pensar e entender o negócio, resumidas em doze reflexões que ancoram o conteúdo do livro, como os ciclos de evolução e transformação estruturais, que moldaram o varejo brasileiro.

“Cada ciclo foi marcado por transformações econômicas e mudanças estruturais para o varejo. Aos ciclos pode se associar o grau de internacionalização, formalização, concentração, adoção de novas tecnologias e expansão, que mudaram o patamar de competitividade e maturidade do varejo brasileiro”, afirma Serrentino.

As reflexões estratégicas são desdobradas e detalhadas em 10 capítulos do livro, agrupados em 3 partes:

1 – Para entender o varejo brasileiro – É feita uma análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro.

2 – Modelo estratégico para o varejo – Apresenta abordagem para construção estratégica em negócios de varejo.

3 – Desafios para o varejo em ambiente omnichannel – Aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com produto, papel da loja, experiência, integração com mundo digital e propósito e cultura.

O mercado brasileiro é plural e possui elevadas concentrações demográficas e geográficas, além de significativas diferenças regionais, onde o posicionamento das redes define o potencial de expansão. Para alcançar escala, capilaridade e cobertura de mercado, é preciso pensar em alternativas de canais, formatos e modelos de negócio. “Acredito em foco, disciplina estratégica, no básico bem feito, em equilíbrio entre segurança no presente com ousadia para o futuro, em empresas movidas por propósito e lideradas de forma exemplar. Acima de tudo, acredito no poder da simplicidade, que menos é mais e que o grande desafio dos negócios e de seus líderes, é descomplicar”, pontua o autor.

O livro está recheado de casos reais, nacionais e internacionais, também traz depoimentos de renomados executivos do mercado como José Galló – Presidente da Renner, Paulo Corrêa – CEO da C&A Brasil, Sergio Herz, Ceo da Livraria Cultura, Alcir Leite – Co-Presidente, DM9DDB, entre outros.

O autor deixa claro a necessidade de a empresa varejista criar e, disciplinadamente, manter uma proposição de valor diferenciada. Consegue-se ver que um novo varejo está surgindo e certamente será o vencedor na batalha.

 

Veja a matéria completa no Falando de Varejo

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